segunda-feira, 23 de março de 2009

Marcos Sacramento: Memorável Samba

Todos nós sabemos o quanto a nossa música sofre pela falta de incentivo; principalmente a música de qualidade. Em 2007 eu tive a infelicidade de presenciar uma das consequências dessa política em um show do Marcos Sacramento em Fortaleza. Quando soube que ele faria um show, fiquei entusiasmado e até chamei amigos para irem comigo. Tentei comprar meu ingresso antecipadamente pois custava somente R$5 e metade disso para estudantes. Show em um teatro aclimatizado e com cadeira marcada. Qual foi minha surpresa quando no dia do show vi somente umas 50 pessoas no teatro. O show era Memorável Samba e como falou meu amigo, foi um dos melhores shows de samba que ele já ouviu. Não é surpresa. Marcos Sacramento é um dos maiores intérpretes de samba que temos hoje. Um cantor jovem que faz parte da nova geração de sambistas. O CD Memorável Samba é um jóia rara e um excelente início para os que não conhecem o trabalho desse rapaz. O repertório é muito bom e inclui maravilhas como "Errei... Erramos" de Ataulfo Alves e "Fez Bobagem" de Assis Valente. A voz do Marcos Sacramento é perfeita para esse tipo de Samba. Sua voz é forte mas ao mesmo tempo delicada. Um cantor afinadíssimo, Marcos certamente agradará a todos os amantes da música brasileira.

domingo, 22 de março de 2009

Palavra (En)Cantada

Uma das piores coisas de se morar fora do Brasil (como é o meu caso) é não ter acesso a muitos discos, livros e filmes nacionais. Apesar da Internet que aproxima tudo e todos, o acesso a arte ainda é complicado. Agora mesmo, vi o trailer do filmes Palavra (En)Cantada e fiquei triste pois sei que quase certamente terei que esperar este ser lançado em DVD, o que no Brasil pode demorar mais de 1 ano. Mas confiram e digam depois se realmente o filme é tão bom quanto parece. Vejam o trailer abaixo.

domingo, 1 de março de 2009

Mônica Salmaso: Voadeira

Depois da morte de nossa querida Elis, o Brasil sempre procurou, sem sucesso, uma cantora a sua altura. Não vou dizer que a Mônica Salmaso está no nível da Elis, mas se houvesse uma competição ela teria que concorrer principalmente porque assim com a Elis, a Mônica Salmaso faz um excelente trabalho na escolha de seu repertório. O disco Voadeira é a melhor prova disso. Nota-se facilmente que as músicas foram escolhidas com muito cuidado. Não tem uma que não agrade e que não se adeqüe a vóz grave da Mônica, que as torna ainda mais bonitas. Com participações de Marcos Suzano (um de nossos melhores percussionistas), e Paulo Bellinati, Mônica viaja em um repertório que vai de Guinga (Senhorinha) à Dorival Caymmi (O Vento), de Chico Buarque/Tom Jobim (A Violeira) à Chico César (Beradêro). Esta última por sinal cantada somente com o acompanhamento de um contra-baixo: belíssimo. Minhas favoritas, além da música do Guinga que já falei em outro post por ser uma de minhas músicas prediletas, está Canto Em Qualquer Canto de Itamar Assumpção e Ná Ozzetti. Mônica consegue o feito de interpretar essa música melhor que Ney Matogrosso (que também a gravou). Se quizerem conhecer um pouco a qualidade desta cantora começem por este disco (originalmente gravado em 1999). Não vão se decepcionar. Se forem procurar o disco, é bom saber que o mesmo foi lançado duas vezes com duas capas diferentes. Não procuram somente pela capa! O site Um que Tenha disponibilizou o disco para aqueles que querem ouví-lo antes de comprá-lo. O linque é este aqui.