quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sururu na Roda: Que Samba Bom

Esse grupo de samba/chorinho é mais uma prova que nossa música está mais viva do que nunca. O disco é excelente. O diferencial aqui é que temos uma mistura de choro com um grupo vocal extremamanete afinado. imaginaram algo como Quarteto em Cy cantando choro? É mais ou menos por , mas melhor! Bem melhor na realidade. O disco é gravado ao vivo o que me faz pensar em DVD. Porque não lançar um DVD para nós que moramos fora do Rio de Janeiro. O website do grupo é sururunaroda.com.br e eles também têm uma página no myspace.com. Na página do MySpace dá pra ouvir umas músicas e ter idéia da qualidade desse grupo. O grupo é formado por Nilze Carvalho (voz, cavaquinho e bandolim), Camila Costa (voz e violão), as fundadoras, e agora com Fabiano Salek (voz e percussão) e Sílvio Carvalho (voz e percussão). Esse é o primeiro disco que reviso aqui que não sei qual música gosto mais pois cada música é melhor que outra. O disco passa uma alegria difícil de ouvir em outros grupos. Mas vou arriscar e dizer as minhas preferidas são A Volta/Não Sou Mais Disso (com Zeca Pagodinho), Aquele Samba é Meu, e Boca a Boca, esta última é mais um baião do que um samba mostrando a versatilidade do grupo. Comprem!!! Não vão se arrepender.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bill Frisell: Good Dog, Happy Man

Há muito tempo que eu já deveria ter falado do guitarrista Bill Frisell, afinal de contas, se este blog é sobre músicas que ouvimos, não há nada em minha coleção que eu ouço com mais frequencia que Bill Frisell. Difícil foi escolher qual disco recomendar primeiro. Depois de ouvir os discos novamente resolvi falar primeiro do disco chamado Good Dog, Happy Man. Assim com outros discos, este é fantastico. Bill Frisell é, na minha opinião, o guitarrista mais criativo da atualidade. Há algo em sua música que eu diria ser "viciante" (no bom sentido). O timbre de sua guitarra é inconfundível e a sua virtuosidade difícil de ser comparada. Eu me sinto um felizardo de visto o Bill Frisell ao vivo em 3 ocasiões das quais a melhor foi em Berlin quando ele resolveu tocar somente Beatles. Foi incrível. Por sinal, Bill Frisell nunca gravou um disco com tais músicas. Acho que ele apenas estava com vontade de se lembrar dos Beatles. Do disco Good Dog, Happy Man gosto muito de três músicas: Cadillac 1959, That Was Then e minha preferida, Poem for Eva. Algumas amigos que tenho acha que a forma de torcar do Bill Frisell parece que ele toca com "preguiça". Mas se você ver ele tocando ao vivo, verá que na verdade é o contrário. A música é um pouco intropectiva, e nos shows vemos que o Bill Frisell se entrega totalmente ao som de sua música. O blog Into the Rhythm possui um linque que permite você baixar esse album e ouví-lo antes de comprar. Clique aqui.

domingo, 19 de abril de 2009

Dona Inah: Olha Quem Chega

Confesso a todos que não conhecia o trabalho da Dona Inah. Comprei o disco porque são de sambas de Eduardo Gudin que possui sambas lindíssimos como Velho Ateu e Maior é Deus. Não me arrependi, o disco Olha Quem Chega é belíssimo e Dona Inah uma grande intérprete. Dona Inah (Ignês Francisco da Silva) é de Araras em São Paulo e começou a cantar ainda aos 8 anos. O meu desconhecimento não é surpreendente, porque ao pesquisar sua história, fica fácil ver que apesar de seu talento ela se manteve afastada dos grandes eventos até 2002 quando participou do musical Rainha Quelé em homenagem a grande Clementina de Jesus. Depois disso, sua voz de pastora voltou ao centro das atenções. Gravou em 2004 o CD Divino Samba Meu e agora segue com este novo CD de músicas de Eduardo Gudin. Dona Inah merece o sucesso que está tendo atualmente e sua voz merece ser ouvida. A interpretação das duas músicas que citei acima são maravilhosas; sua (dela) voz se encaixa perfeitamente aos sambas. Vale a pena também Dona Inah contanto curiosidades de sua vida em uma pequena entrevista data por ela a radio CBN de SP. Para ouvir clique aqui. Fique também com um vídeo de Dona Inah cantando Praça 14 Bis em uma roda de samba (27 de Outubro de 2008).

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tira Poeira

O CD homônimo do grupo Tira Poeira é mais uma boa surpresa lançada pela Biscoito Fino. Como têm lançado coisa boa essa gravadora. E como seria bom pra nossa músicas se outras gravadoras como essa aparecessem. Este grupo de choro formado por Henry Lentino (bandolim), Caio Márcio (violão), Samuel de Oliveira (saxofone), Fábio Nin (violão 7 cordas) e Sérgio Krakowski (pandeiro) tem recebido boas críticas no Brasil. Não é de surpreender, o grupo é realmente muito bom e versátil. De acordo com o site da gravadora, o Tira Poeira é um grupo do Rio de Janeiro, mais especificamente da região da Lapa, um dos berços do choro. O disco tem a participação especial de músicos como Teresa Cristina, Guilherme de Brito e Pedro Miranda, este último com uma interpretação de O Mundo é um Moinho de Cartola que é de arrepiar!! O Tira Poeira ainda vai dar muito o que falar e este CD deve ser o início de uma carreira promissora. Outro CD já foi lançado (Feijoada Completa), mas não tive ainda a oportunidade de ouvi-lo. Sei que tem participação até da Maria Bethânia. Quando eu comprar colocarei um comentário aqui.

domingo, 12 de abril de 2009

3 por Acaso: Música Instrumental Brasileira

Quem me conhece sabe que tenho fascínio por grupos com formações não tradicionais. O melhor exemplo pra mim é o artista de jazz Bill Frisell. Porém sempre achei que nossa música carecia de algo semelhante. Foi exatamente isso que me atraiu para este disco pois suas formação, totalmente instrumental, é violão, viola de arco e percussão. Não é difícil notar que é uma formação incomum em nossa música, principalmente se considerarmos a viola de arco. Os músicos que fazem esse grupo são Bisdré (viola de arco), Victor Steiner (violão de 7 cordas) e Vítor Cabral (percursão). As interpretações são muito boas mas nota-se em alguns trechos que o grupo é novo e ainda em processo de formação. O repertório é muito bom e composto de clássicos da MPB como Bebê (de Hermeto Pascoal), Arrastão (de Edu Lobo), a Volta do Malandro (de Chico Buarque) entre outras. Por ser um disco lançamento ou até mesmo de divulgação, é curto mas vale a pena. O trabalho é bom o suficiente para nos fazer esperar o próximo. O site Um Que Tenha disponibilizou o disco em MP3. Clique aqui pra visitar a página do grupo no Um Que Tenha.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Jussara Silveira, Teresa Cristina, Rita Ribeiro: Três Meninas do Brasil (Ao Vivo)

Como já falei que gosto da Teresa Cristina vou retornar ao tema. Recemente ela lançou um CD pela biscoito fino chamado Meninas do Brasil com Jussara Silveira e Rita Ribeiro. Infelizmente este não entra pra minha lista de melhores. Em outros comentários falo muito da importância de uma boa escolha de repertório. Minha opinião é que este disco poderia ser 1000 vezes melhor se os responsáveis pela escolha do repertório (acredito que as próprias cantoras) tivessem feito um trabalho melhor. Sem parcialidade, as músicas com participação da Teresa Cristina são as melhores. Os pontos altos do disco são Cantar e Para Ver as Meninas (a única música que realmente soa espetacular na voz das três meninas). Os pontos baixos são as músicas Dama do Cassino (simplesmeste horrível, uma pena), Menina Amanhã de Manhã e Maiúsculo. O restante do repertório é composto de músicas que não impressionam nem positivamente nem negativamente. Acho também as três não soam bem juntas. O disco é seco, e passa a impressão que Teresa Cristina, Jussara Silveira e Rita Ribeiro não conseguiram o entrosamento necessário para este projeto. Quando este disco foi lançado fiquei muito ancioso para comprá-lo e até coloquei o DVD também lançado na minha lista. Infelizmente, ontem, tive que retirá-lo de minha lista. Não irei comprar esse DVD apesar de minha admiração clara pela Teresa Cristina. Minha avaliação geral é que este disco é uma daquelas idéias que são excelentes no papel mas que na prática acabam não sendo tão boas.