quinta-feira, 4 de junho de 2009

Amy Winehouse: Back to Black

Infelizmente eu não tenho muitas oportunidades de ouvir discos de artistas na nova geração. Não é preguiça, mas é apenas fato pois mal tenho tempo de ouvir as recomendações que recebo de amigos ou que vejo em sites que frequento. Ano passado, aqui nos EUA, eu estava ouvindo o jornal na radio (NPR) quando a repórter começou a falar desta cantora inglesa metida em problemas de drogas mas que tinha sido indicado para vários Grammys. A primeira coisa que me veio a cabeça foi: "Lá vem mais uma porcaria". Qual foi minha surpresa quando começaram a mostrar partes da música da Amy Winehouse, que confesso até aquelo momento ser uma mera desconhecida pra mim pois nunca nem tinha ouvido falar do nome. Mas bastou uma frase da música pra eu ver que não estavam falando de mais uma "porcaria" mas de algo especial. A voz era maravilhosa, algo que não se ouve todos os dias. Me fez lembrar as grandes cantoras de Jazz como Billy Holiday (não estou dizendo que as vozes são parecidas, estou dizendo que a forma de cantar me fez lembrar de grandes cantoras). Fiquei tão impressionado que ao chegar no meu escritório tive que fazer uma pesquisa no site do NPR sobre a reportagem (pois nem o nome da cantora eu lembrava mais apesar de não esquecer da voz). Descobri que a reportagem era sobre Amy Winehouse. Ao meio dia, por impulso mesmo, foi a loja de discos local e comprei o disco e não conseguia parar de ouvir e o que me impressionava mais era ver a pessoa reponsável pela voz. Uma meninazinha franzina, magrinha que tudo indicava não ser capaz de ter aquela voz, mas tinha e tem. O disco Back to Black, que comprei naquele dia, é simplemesmente maravilhoso com músicas belíssimas e bem interpretadas como Rehab, Back To Black e minha favorita: You Know I'm No Good. Infelizmente, Amy parece ser mais uma dessas cantoras que não conseguem lidar com a própria vida. Constantemente envolvida com drogas, seu destino parece ser a de tantas outras que simplesmente se mataram. Espero estar errado pois com apenas dois discos gravados, ela, como cantora, ainda tem muito a nos oferecer mas para tanto precisa aprender a viver. Se não conhecem não deixem de ouvir. Não vão se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário